sexta-feira, 30 de julho de 2010

Notícias &Culinária

Bom ente já estava coom sauudade de vcs aqui ! Bom agora voltei novamente pra fiicar e postar muuitas notíciiias quentiinhas do forrno sobre o diabetes ! hahahha
Espero q ostem das que eu selecionei pra hoje ! Esperoo comentário de vcs heiin ! Beiiiijoooss




Novas Tecnologias

Boa notícia aos diabéticos. A invenção de um sensor que pode ser implantado na pele do paciente promete mudar completamente a forma como a maioria dos diabéticos controla a doença. O sensor tem a capacidade de transmitir constantemente dados sem fios sobre os níveis de glicose no sangue.

O dispositivo é um pouco menor do que uma bolacha recheada – cerca de 3,5cm de largura e um pouco mais de 1cm de espessura – e seria implantado no tronco do paciente. Ele conta com uma antena que transmite dados sem fios, uma bateria que dura a vida inteira e um par de sensores. Um sensor detecta somente oxigênio e o outro, a reação que envolve tanto a oxigênio e glicose. Não importa a densidade do tecido cicatricial ao redor do implante, a combinação de duas sensor permite que o dispositivo calcule corretamente os níveis de glicose no sangue.

A maioria das complicações do diabetes – da cegueira de ataques cardíacos – pode ser controlada com o monitoramento. O ideal mesmo seria um acompanhamento intensivo, que envolve a retirada de sangue do dedo através de uma picada a cada 15 minutos, tanto de dia quanto de noite. Porém, a maioria dos diabéticos não realiza esse procedimento – até porque, convenhamos, trata-se de algo quase desumano. E é exatamente por isso que o sensor wi-fi seria um alívio para quem sofre da doença.

A mais avançada tecnologia disponível atualmente para o monitoramento contínuo utiliza um sensor do tamanho de agulha que pica profundamente a pele e se conecta através de um cabo ou transmissor sem fio para um monitor. Ele fornece os níveis de açúcar no sangue em tempo próximo do real, mas também é um pouco volumoso e incômodo. Os sensores de agulha deve ser recalibrado diariamente e trocado a cada 3 ou 7 dias; antes que o corpo os incorpore pelo tecido da cicatriz e se torne inútil.

Isso, porém, não será um problema com esse novo sensor wi-fi, como explica o engenheiro da Universidade da Califórnia, David Gough, que liderou a pesquisa. “O sensor foi projetado desde o início para ser um dispositivo a longo prazo, e projetado para operar por períodos muito longos”, garante Gough. [Pop Sci]



-------------------------------------------------------------------------------------

Em busca da Cura...
(29/7/2010 - UOL)

Um novo método contra a diabetes insulino-dependente pode melhorar o crescimento, função e longevidade das células do pâncreas, ao menos em experimentos com ratos, publicou hoje uma revista científica.

Pesquisadores da Universidade Clínica de Dresde, na Alemanha, criaram uma substância favorecedora da produção de hormônios de crescimento, que melhora o crescimento das células produtoras de insulina.

Na atualidade, os pacientes com diabetes tipo I recebem vários transplantes de ilhotas pancreáticas, estruturas que produzem insulina, mas com o novo método só precisariam um, o que ajudaria muito a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Em provas com ratos diabéticos que receberam o tratamento, além de um transplante, o organismo teve uma maior produtividade em comparação com roedores que só receberam um transplante normal, divulgaram os cientistas na revista Proceedings of the Nacional Academy of Science (PNAS).

Formam a substância criada 29 aminoácidos artificiais que têm uma maior potência e um efeito mais longo que o hormônio de crescimento original, explicou uma das autoras do estudo, Bárbara Ludwig.

Os resultados da investigação precisam ser confirmados, mas estima-se que o método pode se encontrar pronto em cinco anos.

-------------------------------------------------------------------------------------

Tratamento do Diabetes

(28/7/2010 - Dia a Dia)

Graças à tecnologia e ao desenvolvimento de novos materiais, a vida dos portadores de diabetes que dependem da insulina está cada vez melhor. Entrevistamos o Dr. Luis Eduardo Calliari que explica como funcionam as canetas de aplicação de insulina.

Até pouco tempo atrás a única opção para infusão de insulina nos portadores de diabetes, era através das seringas com agulhas. Esse sistema era bom e muito prático, mas muitas vezes causa algumas dificuldades técnicas e algum desconforto para a aplicação em lugares públicos.

Em função dessas dificuldades houve o desenvolvimento de novos métodos de aplicação de insulina, como as canetas - um método mais moderno, fácil e de maior precisão na hora da aplicação de insulina no portador de diabetes.

Quais as outras vantagens das canetas de aplicação?

Apresenta grande vantagem no ponto de vista farmacológico, pois a insulina não degrada, não havendo necessidade de refrigeração, facilitando o transporte e o conforto para os portadores de diabetes.

Existem outros tipos de canetas de aplicação?

Outra novidade que apareceu há pouco tempo no mercado, foi o uso de canetas de aplicação de insulina descartáveis, assim não há necessidade de colocar refil, basta colocar a agulha, calcular a dose e aplicar. Com esse sistema de aplicação, após o uso da caneta o portador de diabetes pode simplesmente descartar a caneta. Esse método é muito utilizado por jovens, pois facilita a aplicação, concluiu o Dr. Luis Eduardo Calliari.

-------------------------------------------------------------------------------------

Culinária para Diabéticos

(27/7/2010 - Culinária Leve)

Bolo de Milharina Diet

Ingredientes:
3 ovos
1 colher (sopa) de multiadoçante (1 colher de sopa rasa,equivale a 1 xicara de açucar)
3 colheres (sopa) de margarina light
1 vidro de leite de coco light
1 xícara (chá) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de milharina
5 colheres (sopa) de farinha de trigo especial
3 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.Por último o fermento em pó.

Coloque em forma untada com margarina light e enfarinhada.
Leve ao forno frio ate que enfiando um palito esse saia limpo.

Rendimento: 12 porções.


Cada porção contém:

Caloria (Kcal) -123,72
Proteína (g) - 5,68
Lipídio (g) - 6,48
Carboidrato (g) - 11,4
Colesterol (mg) 53
Fibras (g) - 0,2


Obs : O multiadoçante pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos dietéticos.