segunda-feira, 14 de junho de 2010

Notícias & Nutrição

Bom gente aproveitando esse mês de festividade estarei postando sempre aqui receitas diets de festa juninaa! Ô coisa boa sô! Espero que vocês gostem bastante da notícia sobre aplicação de insulina e das duas matérias sobre festa Junina ! Uai! Beijos à todos =)

Delicia Junina !

12/6/2010


Bombocado Diet com Leite de Coco

Ingredientes

6 claras
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de margarina light
6 colheres de sopa de farinha de trigo
100g de adoçante para forno fogão
250g de mandioca crua ralada
2 colheres de chá de fermento químico em pó
100ml de leite de coco light
Coco ralado sem açúcar
Modo de preparo

Aqueça o forno em temperatura média (180C). Bata por 5 minutos no liquidificador o leite em pó, água, margarina, adoçante e leite de coco light. Coloque esse creme numa vasilha, acrescente a mandioca crua, misture e reserve. Na batedeira coloque as claras e bata bem, até que fique firme. Depois no creme batido reservado adicione a farinha de trigo e o fermento, em seguida as claras em neve, mexendo delicadamente. Unte assadeira e coloque a mistura. Deixe no forno por aproximadamente 30 minutos, depois polvilhe um pouco de coco ralado.

1 porção = 1 pedaço (94g)
Número de porções = 10 pedaços

Valor nutricional e calórico por porção
Calorias: 108kcal
Carboidratos: 18,74g
Proteínas: 3,81g
Lipídios: 2,15g
-------------------------------------------------------------------------------------

Entrevista com a nutricionista Paula Cristina Augusto da Costa, do Centro de Diabetes Unifesp...

9/6/2010 - Diabetes

O mês de junho é quase como um final de ano em termos de comemorações. Os vários santos lembrados com festas nessa época acabam criando situações em que as comemorações viram motivo para muita comilança. Fora isso, o friozinho que já começa a chegar em algumas regiões do País é um incentivo a mais para cair em tentação.

"Tudo pode ser aproveitado se a pessoa trabalhar com trocas", ensina a nutricionista Paula Cristina Augusto da Costa, do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Trabalhar com trocas, explica a nutricionista, significa que, se a pessoa vai a uma festa onde sabe que estará exposta aos pés-de-moleque, paçocas, batatas doces, canjica e tantos outros quitutes da época, é bom procurar fazer as refeições anteriores de forma equilibrada e com mais ênfase em legumes e verduras. A mesma atitude pode ser adotada nas refeições do dia seguinte.

"Mesmo que faça essas trocas, é bom lembrar que não se deve abusar", lembra a nutricionista.

Não comer em exagero e passar ao largo das bebidas típicas, como vinho quente e quentão, que são muito açucaradas, é um bom caminho para evitar dores de cabeça posteriores. Quem faz sua alimentação com base na contagem de carboidratos, pode também fazer adequações na dosagem da insulina.

"O importante é saber que todos os alimentos típicos das festas juninas são bastante calóricos e contêm muito carboidrato, e isso vale tanto para os doces com açúcar como para os dietéticos", afirma Paula.

Como exemplo, ela cita o pé-de-moleque, que na versão normal tem 77 calorias e 6 gramas de carboidratos e, na versão diet, 61 calorias e também 6 gramas de carboidratos. "É praticamente meio lanche", compara a especialista. O mesmo acontece com a paçoquinha, com 107 calorias e 12 gramas de carboidratos na versão com açúcar e 100 calorias e 9 gramas de carboidratos na versão diet.

Fonte : Site Diabetes Nós Cuidamos

-------------------------------------------------------------------------------------

Rodízio é o caminho contra a lipodistrofia...

6/6/2010 - Diabetes


Aplicar a insulina sempre na mesma região do corpo pode causar um inconveniente que, além de problemas estéticos, traz também efeitos sobre a correta absorção da insulina. O alerta é da enfermeira e educadora em diabetes Nívia Aparecida Pissaia Sanches, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A utilização de um mesmo local para a aplicação, seja ela feita com seringa ou com caneta, cria a chamada lipodistrofia, uma espécie de bolota que diminui a absorção da insulina, obrigando a pessoa a aumentar a dose do hormônio. Para evitar o incômodo, o segredo é fazer o rodízio, utilizando em cada aplicação um local diferente do corpo – abdômen, coxas, braços e parte superior das nádegas.

“O reaproveitamento da agulha por mais de duas vezes”, explica Nívia, “pode ter a mesma conseqüência”, uma vez que a agulha reutilizada tem sua ponta modificada, que fica em forma de anzol e lacera o tecido ao ser retirada.

Segundo a educadora, é mais comum ocorrer a lipodistrofia na região abdominal, não porque essa região seja mais propensa, mas porque é um local de mais fácil aplicação e mais indolor e, por isso, muito utilizada. Além disso, a camada formada na lipodistrofia diminui ainda mais a eventual sensação de dor, o que faz com que muitas pessoas acabem preferindo essa região.

“O problema é que a diminuição da absorção de insulina no local afetado acaba por levar à ocorrência de hipo e hiperglicemias em horários não esperados e, conseqüentemente, obriga ao aumento da dose”, ensina Nívia.

Quem desenvolveu lipodistrofia não precisa, contudo, ficar preocupado. Basta passar a utilizar outros locais para a aplicação, deixando a região afetada em descanso até que a bolota tenha desaparecido, o que costuma acontecer em aproximadamente um mês. Depois, é só passar a fazer o rodízio rotineiramente para evitar novas ocorrências.
-------------------------------------------------------------------------------------

Motivacional de Hoje: Transformação pelo Fogo

Transformação pelo Fogo

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.


Do livro "O amor que acende a lua" de Rubem Alves

4 comentários:

  1. Eu gosto dessas receitinhas com a contagem de carboidratos, serão bem vindas!!!

    ResponderExcluir
  2. ótiimo ! Postarei mais então ! Também adoroo! hahaha Beiijos

    ResponderExcluir
  3. Querida, estou organizando um evento em 14 de novembro em Vargem Grande-rj, não sei se conhece o bairro.
    Mas ficarei muitissimo feliz se você aparecer por aqui, é o dia mundial do diabetes.
    Vai se programando, depois te passo detalhes.
    eumeufilhoeodiabetes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hmmm amei a receitinha! Gosto muito de ler sobre receitas, vc podia postar uma foto qndo fizer =D
    Ah! Ta tendo um sorteio de medidor de glicose no blogueira diabetica, se for interessante pra vc, participa!
    Não parece ser dificil de ganhar =)
    www.blogueiradiabetica.com.br

    ResponderExcluir