terça-feira, 8 de junho de 2010

Notícias &

Olá gentee ! Poxa to até desanimando de postar aqui viu? Vcs não comentam ! A gente não interage ! :(
Bom, matériias interessantíssimas ! Hj vai ter até bastante coisa devido ao tempinho que eu não postei !
Espero realmente que vcs gostem e comentem !
Beiijos à todos =)

Cuidado com os Pés no Inverno...

(7/6/2010 - Revista Fator)

Os pés nem sempre recebem a devida atenção que merecem, embora suportem todo peso do corpo e grandes impactos. Durante o inverno, eles ficam escondidos em sapatos fechados e tornam-se mais suscetíveis às patologias desta estação. A moda feminina dos saltos altos e bicos finos também contribuem para agravar os problemas de calos e unhas encravadas.

Cuidar dos pés não é apenas um ato de beleza, mas sim de preocupação com a saúde e com o bem estar físico. “Apesar da intensa procura por cuidados especializados no verão, quando os pés ficam à mostra, é no inverno que os fungos e outros germes comprometem a saúde”, explica a podóloga Isabel Pereira, do Planet Hair.

Nos dias frios, é preciso verificar a coloração da pele do pé e sua temperatura. Ao menor sinal de mudanças é recomendável procurar o médico. “Se a pele ficar mais escura ou a temperatura estiver mais fria do que o normal, pode ser sinal de problemas”, alerta a podóloga.

Diabetes, cuidados extras - Quem tem diabetes deve tomar cuidados extras como, por exemplo, quanto ao uso das meias, que devem ter o mínimo de costuras e não devem ter elásticos pois, pressionando o tornozelo, funcionam como torniquetes. As meias devem ser trocadas todos os dias e caso haja frieiras, muito comum pela umidade excessiva, as meias devem ser lavadas e fervidas.

Segundo Isabel, outro cuidado essencial refere-se ao uso de lareiras e aquecedores. A falta de sensibilidade nos pés pode impedir que a pessoa sinta a temperatura alta demais, aumentando a possibilidade de queimadura.

Escolha correta dos sapatos - Quanto aos calçados, é recomendável ficar atento ao conforto na frente, ou seja, nas pontas dos dedos e a largura adequada. Os calçados (sapatos ou botas) devem ser comprados no final da tarde, pois se houver boa acomodação, certamente dará conforto.

Para a higienização, recomenda-se usar água em temperatura morna, evitando-se os excessos tanto para o quente como para o frio. Se a pele estiver seca é preciso usar um hidratante, tendo o cuidado de não passar o creme entre os dedos, que devem ser bem enxutos após limpeza ou banho. Após o uso do calçado, deixá-lo em lugar arejado para que seque totalmente da transpiração.

Outro problema comum no inverno são os calos, que costumam incomodar ainda mais. Duros e sensíveis ao toque se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos dando ao pé aspecto descuidado. "Nesses casos, é importante que as pessoas procurem atendimento especializado e evitem fazer uso de ‘calicidas’, pois podem causar sérias inflamações", enfatiza a podóloga.

----------------------------------------*****----------------------------------------

Nanopartículas são Injetadas Embaixo da Pele e Passam Informações para um Medidor...

(7/6/2010 - R7 )

A famosa picadinha no dedo, que os diabéticos precisam fazer todos os dias para medir o nível de glicose no sangue, pode ficar para trás no futuro.
Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo tipo de medidor de glicose que não apenas elimina a picada do dedo como também fornece resultados mais precisos.

O novo método consiste na aplicação, embaixo da pele, de uma “tatuagem” de nanopartículas: uma espécie de tinta que contém partículas capazes de detectar a glicose no sangue.

Para saber o nível da glicose, o paciente precisa usar um aparelho parecido a um relógio de pulso em cima da “tatuagem”.

Esse leitor recebe a informação coletada pelas nanopartículas e emite luzes infravermelhas que indicam a taxa de glicose sanguínea.

Paul Barone, pesquisador do Departamento de Engenharia Química do MIT, afirma que os pesquisadores ainda estão trabalhando para melhorar a precisão do sistema, que promete ser mais exato do que os atuais medidores.

- O diabetes é um problema enorme, de âmbito mundial. Mas, apesar de décadas de avanços de engenharia, a nossa capacidade de medir com precisão a glicose no corpo humano continua a ser bastante primitiva.

Quando chega ao mercado?

Apesar do anúncio dos cientistas, Barone afirma que o novo método está muito longe de ser usado por humanos. Ele ainda sequer foi testado em animais, o que o cientista diz ser fundamental para determinar o valor da descoberta.

- Não dá pra saber o quanto isso será bom até você testar em alguém e verificar a força do sinal emitido.

Até lá, os portadores de diabetes que precisam medir a glicose no sangue continuarão utilizando os atuais aparelhos.
-------------------------------------*****-------------------------------------------

Comprimido de insulina...!!!
(6/6/2010 - UOL )

Depois de anos de pesquisas, vão começar os testes clínicos de primeiro nível com as pílulas de insulina, que prometem tornar mais fácil para milhões de pacientes em todo o mundo controlar o diabetes.

Este é o primeiro passo para que o medicamento possa, se aprovado, chegar às farmácias e libertar os diabéticos das picadas constantes para injeção da insulina no organismo.

O progresso mereceu a capa da última edição da revista Chemical & Engineering News, da Sociedade Americana de Química.

Insulina Oral...!!!
A revista ressalta que os fabricantes de medicamentos têm tentado por anos desenvolver a insulina oral, mas sem muito sucesso.

A insulina é um hormônio peptídeo que as pessoas com diabetes tomam - por meio de injeção - para controlar o nível de açúcar no sangue.

O desconforto gerado pelas picadas é apontado pelos especialistas como a maior causa do descontrole dos níveis de açúcar no sangue, muito comuns nos pacientes diabéticos.

Isso poderia ser prontamente resolvido com um comprimido de insulina que permitisse substituir a injeção pela ingestão por via oral.

Revestimento do comprimido de insulina...!!!

O maior problema, contudo, é que os ácidos e enzimas do estômago destroem facilmente a insulina e outros medicamentos à base de proteínas.

Os cientistas tiveram muitas dificuldades para encontrar uma forma eficaz de eliminar este problema.

A solução foi encontrada com o desenvolvimento de revestimentos especiais para os comprimidos de insulina, que impedem o ácido do estômago de destruí-los.

Os cientistas também estão usando aditivos que tornam mais fácil para o intestino absorver moléculas grandes, como as da insulina.

Cautela...!!!

Vários comprimidos de insulina estão em diferentes fases de ensaios clínicos.

Agora, uma eventual demonstração de sua eficácia poderá permitir que eles passem para a fase final, com testes clínicos mais rigorosos.

Contudo, só o tempo dirá se as pílulas de insulina, tão esperadas, poderão realmente chegar ao mercado.
-----------------------------------------*****---------------------------------------

=*

2 comentários:

  1. Olha, vc vem realizando um grande trabalho de utilidade publica, e estarei sempre por aqui, buscando informacoes e postando comentarios. espero que estes comprimidos estejam disponiveis logo...seria de grande alivio... principalmente com as criancas.... abracos

    ResponderExcluir
  2. por favor nao desanime.. precisamos sempre de pessoas que estao dispostos a ajudar... vc é uma vencedora e formadora de opiniao..e nunca esqueca disso. parabens......

    ResponderExcluir